Uma palestra bem pensada e planejada pelos gestores pode aumentar identificação dos clientes internos com a chefia e a empresa

É observado que as organizações e a própria legislação trabalhista vêm internalizando cada vez mais o valor de oferecer palestras e treinamentos a gestores e equipe de trabalho visando capacitação inicial e continuada. Ainda que não seja o foco desse artigo demonstrar a eficácia de ação formativa, as pesquisas mostram que palestras e treinamentos são uma ferramenta adequada para o desenvolvimento de pessoal, para alinhar as estratégias da empresa, para internalizar novas práticas de mercado e de produção, para captar, traduzir e disseminar novas maneiras de comunicação e de processos da gestão do conhecimento.

Por experiência, é esperado que o gestor ou equipe que contrate uma palestra tenha uma ideia prévia do que espera obter como resultado. E para evitar frustrações, é mais que útil lembrar da limitação de uma palestra. Por ter geralmente um tempo reduzido, é mais indicada como um pontapé inicial, um bate-papo, um momento lúdico. Ela apresenta o conteúdo como uma degustação, um momento de partilhar ideias e opiniões de modo espontâneo. Porém, graças a essa leveza e espontaneidade para ouvir um conteúdo, cria-se ou aumenta-se a predisposição testar ou aprofundar esse conteúdo futuramente.

Mesmo que se tratando de uma palestra motivacional, cujo objetivo é reacender o brilho nos olhos, injetar adrenalina, elevar o moral, ver a empresa e os colegas de trabalho com olhos mais empáticos e esperançosos, trazer novas perspectivas, ela também possibilita a ter uma ideia sobre a quantas andam relações pessoais, o nível de identificação com o trabalho e a empresa. Uma palestra pode ajudar o indivíduo ter uma atualização sobre seus perfil, carreira e potenciais.

No entanto, é prudente se atentar para os pontos fortes e fracos dessa opção. Pensando na pessoa, é bom entender que o efeito motivacional de uma palestra poderá ser mais ou menos duradouro, variando de pessoa para pessoa. Enquanto uma pessoa pode ter momentos prazeroso na palestra e depois volta ao tédio do dia a dia, outra estará disposta a conhecer melhor a engrenagem de seu humor para estender o efeito motivacional das ideias recebidas na palestra. Porém, uma palestra motivacional terá efeito menos duradouro do que um treinamento, porque o treinamento estimula que a pessoa aja enquanto aprende num ritmo mais sincronizado.

Recomenda-se, por isso, antes de contratar uma palestra motivacional, responder às seguintes questões: que resultados eu espero com essa palestra? Por que uma palestra motivacional? Tenha alguma situação-problema que quero apresentar e essa palestra prepararia o caminho? Baseado em que necessidade e evidência? Que indicadores me fazem pensar que essa  palestra poderá agregar valor? E que valores seriam esses?

Assim, quanto mais foco o contratante tiver quando busca uma palestra, mas a palestra poderá ser eficaz. Ainda que seja uma palestra para levantar a autoestima, criar um ambiente mais afetuoso ou uma maneira de agradecer à equipe pelo bom desempenho anual, terá potencial para criar valor.

Além de motivacionais, aqui, nossas palestras têm por objetivo oferecer capacitação continuada. Acreditamos que com técnicas adequadas é possível tornar a equipe engajada para alcançar as metas propostas.

Após o término da palestra, espera-se que o participante possa:

1 – Ter adquirido um primeiro entendimento sobre o assunto ou ampliado o conhecimento acumulado ao longo da trajetória pessoal, ao anotar conceitos, ideias e estratégias que possam servir para sua realidade.

2 – Exercitar a capacidade de se motivar a ter uma capacitação continuada ao elaborar perguntas, questionamentos ou fazer apontamentos para tornar o conteúdo cada vez mais assimilável.

3 – Compreender os fundamentos das estratégias apresentadas bem como qual o manejo mais adequado para aplicar as estratégias na resolução de uma situação-problema ou conflito.

4 – Estimular ou desenvolver a habilidade de identificar, através de uma análise mais assertiva de uma situação-problema, as bases do problema para, em seguida, desenhar soluções contextualizadas à realidade da equipe e empresa.

5 – Compreender os diversos níveis que uma situação-problema, um trauma ou conflito apresenta e optar pela alternativa de gestão que garanta resultados baseados que garanta alcançar as metas da empresa e fortalecer o vínculo na equipe, considerando conceitos como o ganha-ganha, redução de dano, empatia e valorização do ser humano.

5 – Criar, incorporar e aprimorar ferramentas para mensurar feedback, sugestões e críticas ao modelo implantado de gestão de conflitos. Observar que a eficiência de uma ferramenta ou treinamento se dá se a equipe percebe que facilitou tanto quanto possível as condições de trabalho e o moral de cada membro do grupo.

6 – Em cada palestra ou ação formativa, tem-se como ponto de partida e de chegada a meta de estimular a motivação, entendendo que a pessoa motivada retorna com maior engajamento no trabalho, maior e mais eficiente colaboração na equipe e melhor identificação com os objetivos da empresa.

Abaixo elencamos alguns temas que você pode optar para fazer parte de uma palestra para sua empresa, mas fique à vontade para sugerir qualquer outro que acredite ser mais adequado para as necessidades de sua equipe no momento.

Além de motivacionais, as Palestras de Ronaldo Duran tem por objetivo oferecer capacitação continuada. Ele acredita que com técnicas adequadas é possível tornar a equipe engajada para alcançar as metas propostas.

I - ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO - COMO PREVENIR?

II - ATITUDE PROATIVA

III - QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO - PASSOS ESSENCIAIS

IV - ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

V - DICAS PARA SE LIVRAR DA DEPRESSÃO

VI - PLANEJAMENTO DA CARREIRA

VII - ETAPAS PARA O SUCESSO PROFISSIONAL

VIII - AUMENTO DE PRODUTIVIDADE NA EQUIPE

IX - COMO DESENVOLVER A LIDERANÇA

X - GESTÃO DE PESSOAS NUM AMBIENTE TURBULENTO

XI - SIPAT - DESPERTANDO SOBRE O BENEFÍCIO DO EPI

XII - CONSULTORIA PARA RH

XIII - ANSIEDADE E SEUS NÍVEIS

XIV - ABSENTEÍSMO - DEFINIÇÃO, CAUSAS E PREVENÇÃO

XV - COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA E ESTRATÉGICA

Aqui elencamos alguns temas. Porém, pedimos que fique à vontade para sugerir qualquer outro tema que acredite ser mais adequado para as necessidades de sua equipe.

PALESTRA MOTIVACIONAL PARA EMPRESA

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