prevenção ao assédio moral e sexual

Treinamento para qualidade de vida no ambiente de trabalho

Data de início: 29/04/2024

Modalidade: online

Formato: 4 encontros

Carga horária: 2h por encontro

Dia e Horário: terça-feira. Turma manhã - 9h às 10h30. Turma noite - 20h às 21h30.

Público-alvo: diretores, gerentes, coordenadores, diretores executivos, gestores.

As estatísticas mostram que o tema assédio moral e sexual nas empresas vem tomando uma dimensão que provoca muitas dores de cabeça nos gestores. Recentemente, com a NR5 e outros instrumentos legais, a lei cada vez mais acolhe queixas de vítimas que podem resultar em punição, geralmente, financeira e contribuir por minar parte preciosa dos lucros e da boa imagem de uma organização conquistada a duras penas ao longo dos anos.

Ainda que os prejuízos da ocorrência de assédio moral e sexual não se limitem a processos judiciais nem perdas financeiras, por si só já têm potencial para tirar o sossego de qualquer gestor ou líder comprometido com seu trabalho e com o bem-estar de sua equipe.

Como observado, os prejuízos vão além de multas e processos legais. Durante o treinamento serão apresentados outros danos e prejuízos que uma recorrente situação de assédio moral provoca na organização. Embora que em muitos casos esses danos não sejam tão visíveis, podem fazer um estrago no moral e rendimento da equipe, sem falar nos problemas de saúde mental que afetam diretamente os envolvidos.

O treinamento Prevenção do Assédio Moral e Sexual tem um propósito maior: dar voz a vítima, ao assediador e à equipe. Ainda que durante o treinamento seja partilhado técnicas e estratégias, o êxito desse treinamento só poderá ser mensurado através da aquisição e desenvolvimento de habilidades da equipe em avaliar e executar o processo de mudança para solucionar situações-problema instaladas ou que venham a ocorrer.

Objetivos de formação

Após a conclusão desse treinamento, os participantes serão aptos a:

1- Adquirir uma definição menos controversa e mais efetiva sobre o assédio moral e sexual nas organizações, inclusive conhecendo mais detalhadamente a legislação, por exemplo, a RN5, que tipifica o assédio como crime e as penalidades aplicadas à empresa.

2- Compreender as maneiras e os meios mais comuns que o assediador lança mão para perseguir, intimidar e tornar a rotina de trabalho cada vez mais insuportável para a vítima.

3- Aprender a identificar quais fragilidades da instituição e de personalidade contribuem para a pessoa se deixar virar vítima de assédio ou se tornar assediador.

4- Conhecer estratégias que possam auxiliar em lidar com uma situação de assédio moral atual, acolhendo e responsabilizando os envolvidos, mas visando reter esses talentos dentro da organização. (Estudos de caso)

5- Identificar e prevenir situações-problema em potencial que possam resultar em tornar vulneráveis outros colaboradores.

6- Avaliar e conhecer que tipos de prejuízos a situação de assédio moral e sexual está gerando nos envolvidos, na equipe e na empresa, ao entender que com essa situação todos perdem, ainda que à primeira vista não se tenha esta percepção.

7- Compreender por que uma pessoa é mais vulnerável ao papel de vítima e outra, a de assediador, entendo um pouco mais sobre a trajetória de carreira de cada um.

8- Adquirir com profundidade os meios de reverter os prejuízos identificados nas relações interpessoal e intrapessoal, buscando minimizar os danos para os envolvidos e trazendo alternativas consensuais. Aqui será aguçada a percepção do gestor para desenvolver habilidades de aumentar a autoestima dos membros da equipe e adotar uma postura mais assertiva na convivência diária.

9- Aplicar aconselhamento pontual e técnicas de mudança de comportamento para oportunizar apoio para a pessoa assediadora rever seus valores e se motivar para um estilo mais produtivo do que agressivo.

10- Determinar o mecanismo de ação para um uso mais efetivo de técnicas de gestão de pessoas e psicologia social para lidar com situação presente de assédio.

11- Incorporar estratégias para a prevenção do assédio sugerindo padrões mais éticos e produtivos para o líder e equipe.

12- Ter acesso a um maior conjunto de conhecimento sobre o assunto para inclusive sugerir mudanças na cultura da empresa, incentivando a colaboração mútua da liderança e colaboradores para criar e divulgar políticas de RH visando a prevenção de novos casos de assédio.

Prefere uma abordagem personalizada para sua empresa? Entre em contato conosco

Podemos agendar uma vídeo chamada para ouvir suas demandas e como desejaria que esse treinamento seja realizado em sua empresa.

Dependendo da necessidade inicial, você também pode optar por uma abordagem mais enxuta, por exemplo:

Palestra: 1h30 de duração, além de garantir que sua equipe entenda mais sobre o assunto, é ideal para conhecer o tema, antes de decidir se aprofundar. Online ou presencial.

Workshop: 3 horas de duração, com dinâmicas de grupo que incentiva a participação maior de sua equipe. Online ou presencial.

Observação:

A diferença do treinamento em relação à Palestra e workshop, é basicamente que o primeiro, além de formativo, trazendo conceitos-chave, estimula a aplicação prática, na qual o participante pode analisar e desenvolver possível solução para a situação-problema trazida pela empresa. Já na palestra e workshop o foco é mais formativo.

Fique à vontade para tirar qualquer outra informação sem compromisso, inclusive sobre valores e condições de pagamento.

Prevenção Assédio Moral e Sexual - Treinamento

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