Técnicas de habilidades interpessoais para solucionar conflitos ou mal entendidos, aumentar a satisfação pessoal e o engajamento na equipe

Palestra: Habilidades interpessoais aplicadas na empresa - Como medir sua qualidade

Modalidade: online ou presencial

Formato: 1 encontro

Carga horária: 1h30 por encontro

Inscrição: mensal

Valor: R$ 150,00 por pessoa

Informações: no link abaixo ou por WhatsApp (12)98152-3733

Treinamento: Habilidades interpessoais aplicadas na empresa - Estudo de casos, avaliação de equipe e intervenção

Modalidade: online ou presencial

Formato: 18 encontros

Carga horária: 2h por encontro

Inscrição: mensal

Valor: consultar

Informações: no link abaixo ou por WhatsApp (12)98152-3733

Qual é a relevância de um treinamento de habilidades interpessoais? A quem interessa? Que benefícios esperar? Um tema complexo como esse raramente permite respostas simples e rápidas. De início, é recomendado dedicar um tempinho maior para se refletir sobre o assunto. A ideia aqui é apenas começar um diálogo, evitando ser taxativo ou categórico.

A relevância de um treinamento de habilidades interpessoais é, de indício, disponibilizar ferramentas para que tenhamos maior satisfação nas nossas interações sociais.

As pessoas são únicas, pensam e agem diferentes, interpretando de um modo muito particular a realidade. A mesma realidade de uma equipe de trabalho pode ser sofrida, injusta para uma pessoa, enquanto para outra é causa de motivação. Fatores como idade, experiência, gênero, expectativas, sonhos, frustrações ajudam a entender o motivo de a mesma realidade, o mesmo local de trabalho ou chefia, agradar uma pessoa na mesma intensidade que desagrada outra.

Constatar nossa diferença mostra a relevância de se conhecer as habilidades interpessoais, e por sua vez as habilidades interpessoais servem como ferramenta para conviver com a diversidade de maneira mais assertiva e gratificante. Facilitar a aproximação com o diferente, ao mostrar os pontos fortes e os que se deve melhorar de cada pessoa bem como ajuda a pessoa a tolerar os pontos fracos do outro, ao reconhecer que também ela tem pontos fracos. Por exemplo, compreender por que uma pessoa nos causa desconforto, aborrecimento enquanto outra nos faz sentir bem.

Dessa forma, ter acesso a conteúdo, a treinamento, de habilidades interpessoais, no mínimo serve para estabelecermos diálogos, sermos mais transparentes e assertivos e alcançar um nível de convivência mutuamente satisfatória. Os conflitos gerados por mal entendidos são mais facilmente solucionados uma vez que os envolvidos desenvolvem maior habilidade de separar o pessoal e o fato. Por exemplo, dizer que a pessoa cometeu determinado erro, uma falha, é diferente de dizer que ela faz tudo errado.

Contudo, o conhecimento de um assunto é apenas o primeiro passo. Espera-se que se a pessoa percebe o potencial benefício decida se aprofundar. O passo seguinte será colocar o conhecimento a serviço da prática. E o treinamento tem a meta de fazer essa transição da teoria à prática de maneira a mais segura e inteligente possível.

Objetivos do Treinamento Habilidades Interpessoais

É esperado que ao finalizar esse treinamento o participante seja capaz de:

1 Adquirir conceitos-chaves e ideias que explicam como as habilidades interpessoais podem ser úteis nas mais diferentes esferas do dia a dia, destacando os possíveis benefícios esperados no local de trabalho.

2 Compreender a utilidade da comunicação verbal para escolher, planejar e alcançar metas pessoais e de equipe, fazendo uso de técnicas de comunicação verbal assertiva.

3 Aprender a fazer a leitura corporal de si e do outro ao incorporar conceitos e perspicácia sobre comunicação não verbal, visando ter clareza como a pessoa afeta ou é afetada negativamente ao se deixar levar por uma percepção equivocada de gestos ou comportamentos estereotipados.

4 Conhecer os níveis de conversação, entendendo em qual nível se está e como migrar para o próximo de forma confortável para os interlocutores. Entender as estratégias e dicas para iniciar e finalizar uma conversa, com uma mensagem clara e sem ruídos.

5 Identificar e explorar mais detalhadamente os recursos que ajudam a conversa fluir.

6 Entender as vantagens de desenvolver ainda mais a capacidade de memorizar dados relevantes para aumentar a autoridade ou empatia durante a conversa.

7 Compreender a importância de lançar mão de habilidades de persuasão e influência, como se colocar no local do outro e manter um interesse comum.

8 Exercitar as habilidades de trazer a pessoa para seu lado, ajudando que ela perceba uma relação ganha-ganha e transparente.

9 Desenvolver ou aumentar a habilidade de partilhar sua opinião buscando um consenso ou discordando de modo construtivo.

10 Conhecer e aplicar princípios básicos de negociação, entendendo as vantagens e desvantagens de cada princípio e em que momento cada um é mais indicado.

11 Incorporar estratégias de criar uma promissora boa primeira impressão, que gere carisma e bom trato suficiente para que o outro se sinta confortável em sua presença. Aprender a se manter determinado, sem ser ofensivo ou afoito.

12 Pôr em prática as vivências e exercícios realizados no treinamento, tendo como objetivo reduzir ou prevenir prejuízos, mal entendidos, mágoas, ressentimentos. Identificar no outro ou em si mesmo os pontos fortes e os que devem ser melhorados, visando uma conversa mutuamente tão satisfatória quanto produtiva. 

> Em cada encontro, o participante será estimulado a partilhar seu ponto de vista, fazer suas considerações, perguntas e questionamentos. 

> Ao identificar sua necessidade específica, o participante será convidado a utilizar os conceitos em exercício prático durante o encontro e como sugestão para aplicar na equipe de sua empresa. 

> No encontro posterior, poderá comentar sobre acertos e limitações da atividade realizada na sua empresa, sempre buscando identificar a melhor estratégia de intervenção dentro de sua equipe.

> Ainda que a palavra treinamento possa remeter algo padronizado, mecânico, a ideia aqui é justamente ao contrário. Sim haverá dicas e estratégias para rever e optar por comportamentos mais assertivos. Porém, a meta é agregar o valor de observar os próprios pontos fortes e limitações; com ênfase de superar as limitações.

> Esse treinamento também tem o modelo de mentoria como ponto diferenciado.

Palestra e Treinamento HABILIDADES INTERPESSOAIS

Habilidades Interpessoais aplicadas na empresa - Treinamento